quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Marcelo Freitas lança seu livro


O Jornalista Marcelo Freitas e professor da Estácio de Sá de Belo Horizonte, lançam hoje dia 28/09/2009, seu livro Não foi por acaso, no auditório do campus Prado da faculdade. O lançamento de seu livro será aberto ao público, com palestra sobre os desafios da reportagem histórica e logo após o lançamento os livros serão autografados na casa de cultura, no campus da faculdade.

O livro conta um pouco da historia dos trabalhadores que construíram a Usiminas e morreram no massacre de Ipatinga, em 1963. Marcelo começou a escrever seu livro e as investigações em 1988 logo após terminar seu mestrado, e desde então não parou, se dispôs a ir atrás de novas informações sobre o acontecido. Procurou pessoas que testemunharam os acontecimentos, parentes das vítimas e pesquisou documentos e jornais da época.

Marcelo Freitas publicou a reportagem sobre o massacre em 1988, quando ainda estava no jornal Hoje em Dia, e em 2003 no Estado de Minas, ele agrega ao relato jornalístico o enfoque científico, O livro é fruto da dissertação de mestrado do autor para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas.

Ele prova que o massacre não foi apenas um incidente que acabou em desgraça, o confronto entre trabalhadores e agentes repressores - seja Polícia Militar, seja o serviço de vigilantes da Usiminas - não surgiu do acaso.

Freitas para concluir sua obra, ele foi à procura de pessoas envolvidas no assunto, ou melhor, que participaram como médicos e enfermeiros pesquisou arquivos da época, vez pesquisa de campo indo ate onde tinha acontecido o massacre para relatar o fato.

Freitas ainda tinha duvida no numero de mortos naquele dia, ele tinha informação oficial que seria de sete, mas se perguntar para as pessoas que moram na cidade que participaram de certa forma do massacre eles iram dizer que foram mais de oito, afirma Marcelo Freitas.
Leia mais:
http://www.amda.org.br/conteudo/2,37,316,memoria-subterranea.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário